quarta-feira, 7 de outubro de 2009


    
     O construtivismo, assim como o suprematismo russo, foi um movimento surgido no início do século XX, no contexto da Rússia revolucionária. Ambos canalizam uma rejeição comum aos padrões típicos das belas artes e a busca da expressão das cores e formas puras e geométricas, em resposta a um contexto histórico que galvaniza sua atividade criadora, sendo ambiente propício para uma "explosão de criatividade por parte desses artistas.
     Aspectos diferenciavam os construtivistas dos suprematistas, como a crença de que a arte deveria servir a um objetivo social, ideal seguido apenas pelos construtivistas. Tais divergências geraram conflitos que impediram que ocorresse um movimento de arte unificada na Rússia da época.

     As obras do suprematismo são caracterizadas e facilmente reconhecíveis pela presença de formas geométricas puras, organizadas através da composição de planos horizontais, verticais e inclinados. Destaca-se o uso de cores simples, através das quais os artistas acreditavam dar vida às suas formas assim como a natureza dá vida aos seus elementos.



Abstrato. Kasimir Malevich, 1916. Óleo sobre tela, 79,5X70,5 cm. Fonte: http://www.artinthepicture.com/paintings/Kasimir_Malevich/Suprematism-nr-58. Acesso em 28 set. 2009.

Os construtivistas projetaram desde mobiliários e tipografias até cerâmicas e indumentárias, buscando aplicar nessas atividades os conceitos da arte abstrata.

As tipografias construtivistas eram marcadas pela predominância de cores em tons brancos, cinza, preto e vermelho (esta última para eles era símbolo da Revolução).


Tipografia construtivista. Fonte: http://aulas.pro.br/blog4/?p=11. Acesso em 04 out. 2009.
 
     O protótipo da Torre de Tatlin, o Monumento à Terceira Internacional, é uma das expressões mais lembradas do Construtivismo russo, unindo conceitos de arte, arquitetura e escultura. Não chegou a ser edificada.
 
    
Protótipo do Monumento à Terceira Internacional. Fonte: http://aulas.pro.br/blog4/?p=11. Acesso em 28 set. 2009. 
 
      Nela, uma gigantesca estrutura de aço sob a forma de uma dupla espiral entrelaçada e pintada de vermelho abriga três volumes de vidro: um cubo, um cilindro e uma pirâmide, que giram a diferentes velocidades.


       Um dos destaques da arquitetura construtivista é Konstantin Melnikov, projetando obras como o Clube Rusakov (Moscou, 1928) e o pavilhao soviético da exposição de Art Decô ( Paris, 1925) .


     Clube Rusakov.Fonte:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e7. Acesso em 28 set. 2009.


Fonte: http://www.ufrgs.br/propar/domino/2005_01/txt05_2005_01.htm Acesso em 28 set. 2009.

     Em comum, essas obras condensam, do ponto de vista de GLANCEY(2001), uma paixão coletiva em romper a grade dos edifícios tradicionais introduzindo elementos repentinos na diagonal ou espiral, com o uso de gráficos propagandistas e até mesmo colisões de várias partes dos edifícios.

     O construtivismo russo, apesar de ter sido interrompido na Rússia com a imposição do realismo socialista pela ditadura de Stalin,  ainda inspira arquitetos contemporâneos, como Zaha Hadid e Daniel Libeskind.


Projetode edifício para Fundação de Arquitetura, em Londres, por Zaha Hadid. Fonte: www.london-se1.co.uk/news/view/1942 .Acesso em 05 out. 2009.



Felix Nussbaum Museum, Osnabrück, Alemanha, projetado por Daniel Libeskind. Fonte:http://box.plotcad.it/public/post/daniel-libeskind-felix-nussbaum-museum---osnabrueck-germania-183.asp. Acesso em 05 out. 2009.

     É facilmente reconhecível em suas obras a composição de formas e planos sob a lógica construtivista. Nota-se o hábil jogo de planos e volumes, sem esquecer, é claro, dos consagrados planos inclinados na diagonal. Visto de cima, o Felix Nussbaum Museum, de Daniel Libeskind, não lembra a composição irregular de formas geométricas das pinturas suprematistas?

     Comparações também podem ser feitas a partir de exemplares da própria arquitetura brasileira:
Mostra-se aqui a "casa praça", obra executada por Maculan e Moraes em Nova Lima, Minas Gerais.





Casa em Nova Lima-MG, por Maculan e Moraes.
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fernando-maculan-e-pedro-morais-residencia-nova-14-07-2009.html. Acesso em 05 out. 2009.


   Percebe-se que a residência exibe um rompimento da grade convencional, através da inserção dos planos inclinados como elementos que criam uma identidade que igualmente remete ao ideário construtivista.

Acessar o artigo que mostra detalhadamente o projeto desta casa
    
   
     Assim, mais uma vez, retoma-se a idéia que o construtivismo russo, apesar de ter sido dissolvido, perpetua-se através de diversas obras e arquitetos contemporâneos que o têm como fonte de inspiração.Assim, trata-se de um movimento de vanguarda bastante significativo e que revela clara influência sobre a arquitetura contemporânea.

E você, conhece alguma obra contemporânea que lembre o construtivismo russo? Faça comentários e participe você também dessa discussão.

Nenhum comentário: