quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Inspiração

 
Fonte: Matheus, agos. 2009
Baseado nas caracteristicas do Construtivismo Russo movimento de vanguarda ocorrido na Russia no ínicio do século XX, foi elaborado um material que procura estabelecer relações com os conceitos defendidos por esse movimento, um porta canetas entre outros, levando em consideração a confecção de um objeto prático.Tendo inspiração inicial com a forma do edifício do Clube Rusakov, de Melnikov (1928), a partir daí, as formas geradas foram evoluindo de maneira a buscar a expressão de um pouco das características marcantes do movimentos, tendo composição com formas geométricas puras com volumes suspensos, dispostas de maneira irregular em planos inclinados. Introduzindo um prisma no centro, e ao seu redor colocados dois paralelepípedo e dois cubos. Uso das cores simples, atrás das quais os construtivistas acreditavam das vida as obras,como vermelho, preto e amarelo, que assim como a natureza dá vida aos seus elementos.


Fonte: Matheus, agos. 2009

 Fonte: Matheus, agos. 2009
Buscou-se também, inserir tipografias, as quais eram igualmente bastante trabalhadas na época, caracterizadas por letras geométricas em caixa alta e em negrito. Com a frase : “A revolução começa pela sua mão”. Em alusão ao poder de transformação que a ação humana detém, e que é expresso e se faz sentir a partir do simples gesto do traço do lápis ou da caneta, elementos ligados ao uso do objeto criado. As cores usadas nas letras, branco com contorno vermelho, lembram igualmente a filosofia construtivista, que associava o vermelho à revolução. Entende-se, hoje, revolução em um sentido diferente, com o poder de transformação do mundo e da sociedade que parte das idéias e reflexões tomadas no dia-a-dia.
 
 

8 comentários:

ArquiWeb disse...

Grupo adorei a idéia do objeto, funcional através do abstracionismo exatamente o que o movimento abrangia.

O Construtivismo Russo além de exercer forte influência na arte e na arquitetura como dito, procurava negar a real função, a arte pura inspirando-se no novo.

Bem colocado e focado o conteúdo sobre o movimento da industrializaçõa, das máquinas e do socialismo, da utilização das cores primárias e formas geométricas, fotomontagem e tipografia assim realizado no objeto.

Vlw um abraço a todos
Driely Borille

jamiLe - Clenir - SinaRa - ReNato disse...

Olá,
ADOREI o blog de vcs, criativo, dinâmico, lúdico, prazeroso de se navegar.
Acredito que quem quiser viajar no tempo e saber um pouco sobre a historia da arquitetura encontrará o conteúdo aqui, sem contar em uma viagem ao tempo o qual deixa um pouco os conteúdos intelectuais de lado proporcionando um momento lúdico e extrovertido.
Gostaria ainda de fazer um comentário sobre o objeto do grupo feito a partir das acracteristicas do Construtivismo Russo o qual defende a arte funcional, que deve atender às necessidades do povo bem como a procura por abolir a idéia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. Portanto o porta materiais elaborado pelos integrantes expressou evidentemente o que o movimento propunha, formas geométricas puras, cores primárias e secundárias, jogo de formas sem se preocupar na estética além de uso de frases característica essa ousada.
Por fim quero, quero comentar ainda que achei de grande valia o quetiónário feito, uma forma bem criativa de fazer os visitantes interagirem com os conteúdos do blog.
Sinara Ceolin

Daiane disse...

Olá grupo!
Muito criativo o objeto de vocês!
Utilizaram muito bem o caráter da vanguarda aliado ao construtivismo
Além de ser prático, esse porta objetos, é uma ótima pedida,(para nós estudantes de arquitetura, que lidamos e necessitamos desses objetos a todo momento). Também quero falar, da boa expressividade e dinâmismo do blog, a forma e os conteudos ali postados, são de fácil compreensão e utilizam a linguagem prática e simples que deve ser utilizada.

Daiane Zeni

Karoline Zanetti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karoline Zanetti disse...

Colegas, gostei muito do blog de vocês, abordaram os conteudos com objetividade, e conseguiram transmitir com facilidade.

Gostaria de parabenizar o grupo pela idéia do objeto, adorei e acho que vocês conseguiram passar as caracteristicas (elementos geométricos, cores primárias, frases...) e conceitos usados pelo construitivismo russo no objeto.
Considerando também o fato de ser um objeto de grande utilizade, que pode auxiliar guardando diversas coisas, muito bem elaborado.
parabens!
beijo.

Unknown disse...

Ola colegas,
O objeto que o grupo criou demonstra muito bem as características do construtivismo russo de uma forma muito criativa.

Quero ressaltar algumas características que me marcaram no objeto: a primeira é o uso das cores primarias que ficou bastante claro na aplicação ao objeto e a segunda é a aplicação das formas geométricas no objeto, que foi feito de uma maneira bem interessante e fazendo uma referencia ao edifício do Clube Rusakov, com essas formas vazadas.

O objeto está muito bom, o grupo conseguiu aliar a criatividade com o funcional e não vejo nenhum problema ou erro na forma do objeto.
Abraço a todos
Renato Slomski

Unknown disse...

Adorei o blog do grupo, tem matérias interessantes. E a idéia sobre a criação do objeto foi ótima, vocês coseguiram demonstrar muito bem as caracteristicas da vanguarda. E a defesa do grupo na apresentação do objeto também foi muito bem explicada. Conforme apresentado no dia, cada detalhe foi pensado minimamente, nas caracteristicas do Construtivismo Russo. A utilização de cores primárias, o uso das formas, e formas também ditas violentas, que poderiam representar o momento em que o país vivia afirmado também pelo uso das frases de revolução.
Adorei, o objeto está de acordo com a vanguarda!!
Parabens para o grupo!!
Mariela Francio

Matheus Rigon disse...

Gostaria de agradecer aos colegas pelos comentários e elogios em relação às postagens do blog e ao objeto criado.

É sempre bom ser avaliados, pois assim é possível colher resultados sobre o que tem sido feito e poder buscar a superação constante através da avaliação crítica do público leitor - entenda-se a palavra crítica em seu sentido amplo, seja ela concordando ou não com as opiniões aqui abordadas.

Tem sido muito importante a participação de todos.

Obrigado!