quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CONSTRUTIVISMO RUSSO EM CHAPECÓ

Os movimentos vangardistas na arquitetura são elementos da história , mas estão também presentes no dia a dia das cidades e em seus elementos, não só em construções históricas ou monumentais, mas em edificações comuns que se valem desses preciosos conceitos para trazer o belo para a paisagem urbana e para o estilo de morar.

Prestando atenção, podemos identificar um toque dessas vanguardas bem debaixo de nosso nariz.  Eis, então, que decobrimos em Chapecó uma bela casa, licalizada na Rua Antônio Morandini, com traços muito marcantes do Construtivismo Russo.





(foto: Gabriela Caramori)         

                       
Essa construção apresenta formas geométricas puras e dispostas de maneira irregular. As cores caracterísiticas do Construtivismo Russo, como o preto, o vermelho e o cinza são muito marcantes nessa curiosa residência, que utiliza uma interessante composição de pedra e vidro como materiais predominantes.


                                                                                                                                                           (foto: Gabriela Caramori)        

                                     
Passear pela cidade e notar as suas peculiaridades é uma maneira gostosa de se aprender a arquitetura. Nada melhor que observar  a dinâmica urbana para perceber a vida e os elementos históricos nos conceitos arquitetônicos. Para isso, nem sempre é preciso viajar  a uma grande  metrópole, pois, muitas vezes, encontramos os movimentos vanguardistas escondidos, calados bem perto de nós.

11 comentários:

Ana, Juliane e Schayene disse...

sempre gostei desta casa.. ver que ela segue a uma vanguarda, a torna mais atrante ainda..
parabéns pela observação dela na cidade

Lilian Würzius disse...

Uma casa realmente bem diferente das quais estamos acostumas a ver em Chapecó. E por ela se destacar, chama a atenção, nos levando á uma análise mais profunda sobre sua origem. Legal a análise do grupo com o construtivismo Russo, tem lógica.

Arquiquinteto disse...

Olá pessoas! Nossa, esta residência tem muito a ver com o Construtivismo Russo, é bom saber que temos tais exemplos 'perto' da gente, mesmo que quem projetou não teve a intenção explicita de expressar a vanguarda se encaixou bem com os nossos estudos...e quanto ao objeto de vocês, é algo muito útil, e com quem ficar, vai lembrar muito bem desse trabalho realizado!
até loguinho...
Laura Bragagnolo.

Angélica Cenzi disse...

olá!
achei muto interresante essa postagem de vcs! muito importante conseguir ver a aquitetura de nossa cidade, e que está debaixo de nossos olhos. Elementos que muitas vezes passam despercebidos, e que fazem toda a diferença para uma cidade, e para nós, estudantes de arquitetura. Como no caso, desta residencia em chapecó, fica muito explissita as linhas do construtivismo russo, e sem duvidas atrai a atenção e o olhar de quem passa por ela.
muito interessante mesmo! estão de parabéns, adorei o blog!
Angélica Cenzi

QuInTeTuRa HiStÓrICa disse...

Construções que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos e com tanto significado! Gostei de saber que temos na região também bons exemplos do uso de estilos passados. Nessa casa podemos observar claramente algumas das principais características do Construtivismo Russo que são a utilização de elementos geométricos e também de cores primárias.
Podemos até nos tranquilizar um pouco ao ver que existem profissionais competentes que estão fazendo sua parte para que não sejam reproduzidas cópias mal feitas dos estilos que fizeram nossa história na arte, arquitetura e também cidade.

Parabéns pela 'descoberta' ;)
Júlia Debastiani

QuInTeTuRa HiStÓrICa disse...

Olá colegas!
Concordo com todos que comentaram!
Eu particularmente não conhecia essa resiência, ou já passei por ela e nunca a percebi. Realmente é uma casa muito bonita, que remete ao construtivismo russo. A partir dos estudos, da aprendizagem mesmo em sala sobre o assunto, de agora em diante será impossível não a reconhecer quando passar po ela.
As formas geométricas presentes nela, as cores, e os demais elementos que a compõe, ficou muito legal. Como a Juh falou, isso nos tranquiliza, saber que tem profissionais que realmente sabem o que estão fazendo. Não é cópia mal feita, não é "experimentação das características" numa simples casa, e sim o emprego correto das características reais do construtivismo no projeto.
Adorei essa comparação! As vezes temos exemplos tão pertos que nos passam tão despercebidos, como aconteceu comigo mesmo. Com certeza a compreensão de quando temos exemplos perto de nós fica bem mais claro!

Parabens! Adorei mesmo!
Emili

Flah_B.G. disse...

É Fundamental que o construtivismo consiste em todas as possibilidades de união e como elementos de combinação e estrutura. Chapecó realmente esta dentro do que ja vimos em aula... muito bom.

Flavia Giacomelli

Anônimo disse...

muito interessante o post, nunca tinha observado essa casa ligando ela ao construtivismo russo, existem outras casas na cidade com essas características.


Pedro Veiga da Silva Neto

Daniela disse...

Realmente, as vezes buscamos em livros, internet, fotografias, registros que nos mostrem exemplares de construções que estudamos na faculdade, e acabamos não percebendo, que em nossa própria cidade isso muitas vezes pode ser encontrado. É o caso desta casa, que retrara o construtivismo russo.
As formas, materiais e cores à diferencia das demais, chamando com certeza a atenção.
O legal seria descobrir, quais foram as intenções do arquiteto que a projetou, quais motivos o levaram a projetar uma casa neste estilo?
Muito bom por parte do grupo trazer essa realidade perto de nós!

♥♥Natascha♥♥ disse...

noossa colegaas, achei o máximo essa postagem mostrando a aplicação de conceitos que estudamos, em obras tão próximas, que muitas vezes passam despercebidas. Muito interessante o fato de vcs pararem pra perceber a cidade e fazer essa análise. Parabéns mesmo.

Matheus Rigon disse...

É mesmo interessante, como dito, podermos aplicar na leitura dos elementos estruturadores do no nosso espaço próximo conceitos e conhecimentos adquiridos na vida acadêmica através da sala de aula ou de leituras e pesquisas.

Gostaria de lembrar o fato de que as cores presentes no edifício (cinza, vermelho e preto) relacionam-se acima de tudo às cores presentes nas tipografias construtivistas (como alusão à própria Revolução e ao socialismo), não estando necessariamente ligadas às cores usadas nos edifícios da época.

Em minha opinião, os elementos construtivistas reconhecidos nessa residência não estão expressos de maneira tão expressiva e perceptível nesse edifício como em exemplares desconstrutivistas da autoria de arquitetos como Hadid e Libeskind (vistos em outro post deste blog), onde parecem se revelar de modo mais objetivo.

Embora a liberdade criativa de personalidades como Hadid e Libeskind pareça ser maior nas obras vistas, não se trata de comparar qualidade arquitetônica, já que as tipologias dos edifícios em comparação, assim como os materiais e, consequentemente, as técnicas construtivas envolvidas, somam forças e geram um resultado visivelmente diferente entre os exemplares mencionados.